O chinês é realmente uma opção
- Julio Chauque
- 26 de set.
- 3 min de leitura

É uma pena que algumas das marcas chinesas tenham entrado no mercado automobilístico Moçambicano, depois se retirado e retornado novamente. Essa é uma das razões pelas quais os chineses têm uma má reputação. Uma das marcas que agora está de volta à Moçambicano é a Foton.
Anos atrás, lidamos com um granito Foton Tunland. Naquela época, era um bom bakkie, e agora Foton está de volta com o Tunland G7. Recentemente, passamos cinco dias com um, e estou ainda mais convencido de que é uma opção real.
A gama
O Tunland G7 TLX 4×4 automático é o mais luxuoso e mais caro da Foton. Custa 2.780.000 MT Isso é quase metade do preço dos mais caros da Toyota e da Ford. Eu concordo, certamente não pode competir diretamente com eles, mas uma picape que compete diretamente com ele é o Pik Up da Mahindra - e o Tunland é muito mais confortável que o Mahindra.
Sob o capô está um motor turbodiesel 2.0 de quatro cilindros. É um motor Cummins - um nome respeitado mundialmente por seus motores. A caixa de câmbio é automática de 8 velocidades. É uma caixa de câmbio ZF, também um dos principais nomes do setor. O motor oferece 120 kW e 390 Nm. Isso pode parecer pouco, mas é completamente suficiente.
Além disso, devo dar crédito a Foton: a calibração do acelerador no Tunland está entre as melhores que já experimentei em qualquer veículo chinês. A calibração é outra área em que os chineses têm uma reputação muito ruim.
Na estrada, o Tunland navega muito bem. É confortável o suficiente; Há apenas uma irritação: o volante fica muito baixo e não pode ser ajustado mais perto do motorista. Sua suspensão é firme, mas não excessivamente - apenas o suficiente para que você saiba que pode carregar uma carga.
O Tunland pode rebocar 3.000 kg. Não deve ser desprezado. Combinado com sua garantia de 5 anos/200.000 km e plano de serviço de 3 anos/50.000 km, você pode ter certeza de que o Foton pode ser usado como um cavalo de batalha ou um veículo familiar.
Gama Foton Tunland G7
Foton Tunland G7 2.0TD cabine dupla TL manual – 120 kW/390 Nm – 7,1 l/100 km – R399.900
Foton Tunland G7 2.0TD cabine dupla TL auto – 120 kW/390 Nm – 7,1 l/100 km – R469.900
Foton Tunland G7 2.0TD cabine dupla TLX auto – 120 kW/390 Nm – 7,1 l/100 km – R499,900
Foton Tunland G7 2.0TD cabine dupla TLX 4×4 auto – 120 kW/390 Nm – 7,1 l/100 km – R559.900
Foton Tunland G7 2.0TD cabine dupla Limited 4×4 auto – 120 kW/390 Nm – 7,1 l/100 km – R599,900
A autonomia é coberta por uma garantia de 5 anos/200.000 km e um plano de serviço de 3 anos/50.000 km.
Concorrentes
Mahindra Pik Up 2.2CRDe cabine dupla 4×4 S11 auto – 103 kW/320 Nm – 9,3 l/100 km – R521,949
GWM P-Series 2.0TD cabine dupla SX 4×4 auto – 120 kW/400 Nm – 9,4 l/100 km – R537.950
Isuzu D-Max 1.9TD cabine dupla LS 4×4 auto – 110 kW/350 Nm – 7,6 l/100 km – R698.700
Ford Ranger 2.0 SiT cabine dupla XL 4×4 auto – 125 kW/405 Nm – 7,7 l/100 km – R729.500
Toyota Hilux 2.4GD-6 cabine dupla 4×4 Raider auto – 110 kW/400 Nm – 7.7 l/100 km – R716,300
Nissan Navara 2.5DDTi cabine dupla LE 4×4 auto – 140 kW/450 Nm – 8,1 l/100 km – R744,200
Peugeot Landtrek 1.9 cabine dupla 4Action 4×4 – 110 kW/350 Nm – 9,1 l/100 km – R745.500
Considerações Finais
Entre os concorrentes, existem realmente duas categorias: as marcas desafiadoras, como a chinesa e a Mahindra, e depois as principais bakkies da Ford, Toyota, Nissan e Isuzu. O Peugeot é um bakkie chinês e, a esse preço, está completamente fora da corrida.
O Foton é R150.000 mais acessível que o Isuzu e o Ford Ranger. Basta pesar o que é mais importante: testar todos eles e comprar aquele que se encaixa no seu orçamento e gosto.











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